Tucuruí é um município brasileiro do estado do Pará. Localiza-se na microrregião de Tucuruí e na Mesorregião do Sudeste Paraense. O município é famoso por abrigar a maior usina hidrelétrica totalmente brasileira e a quarta do mundo: a Usina Hidrelétrica Tucuruí, construída e operada desde 22 de novembro de 1984 pela Eletronorte. Segundo censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2014 o município possuía 110 431 habitantes e 2 086 km² de área.
É a mais antiga localidade ainda existente no sudeste do Pará (região do Carajás), sendo fundada como colônia militar portuguesa em 1779.
O prédio da Câmara Municipal foi inaugurado em 01 de março de 1968 na administração do Prefeito Raimundo Ribeiro de Souza, que após seu falecimento em um acidente de carro foi homenageado com o nome do prédio que hoje chama-se Palacete Municipal Deputado Raimundo Ribeiro de Souza.